08 maio 2024

BLUES

O Blues exerceu grande influência na música popular ocidental, influenciando no surgimento da maioria dos estilos musicais, desde a música pop, o jazz, soul, o rock and roll e até mesmo na música clássica moderna. 
Surgido nos Estados Unidos a partir das canções de trabalho e de fé religiosa, o Blues expressava todas as dificuldades da vida, que eram lamentadas em work songs, prison shouts, rhymed hollers e posteriormente os “spirituals”, esses estilos particularmente vocais, formaram o alicerce do Blues. Muitas canções na verdade eram “códigos” para localização e procedimentos durante a 'fuga' de escravos em direção ao norte. Suas letras, às vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

ORIGENS
O Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississippi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "Blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "Blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "Blues".
 
RAIZES
Há várias versões sobre aquela que foi a primeira composição típica de Blues, assim como seu primeiro idealizador. 
Diz a lenda que no início do século XX o autoproclamado "Pai do Blues", o compositor W.C. Handy, ao aguardar um trem na cidade de Tutwiler, Mississippi, ouviu um negro dedilhando um velho violão e utilizando um canivete para fazer o efeito de slide, escorregando-o pelas cordas. Aquilo chamou tanto a atenção que Handy compôs uma música usando aquela mesma técnica. Surgindo então em 1912, Memphis Blues, o primeiro Blues registrado. Dois anos depois Handy registrou o clássico St. Louis Blues, que obteve grande sucesso e gera releituras até hoje. Porém o mais correto a afirmar é que o Blues surgiu de uma forma mais ambiental e progressiva do que uma única canção. De fato, a instrumentalização das work songs (canções de trabalho) foi o marco inicial para o surgimento do Blues como estilo de música.
O primeiro nome popular a surgir como músico específico de Blues foi o de Charley Patton, em meados da década de 20. Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Sylvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros. A princípio, a maioria das canções interpretadas eram cantos tradicionais como Catfish Blues e John The Revelator, canções essas que tiveram vários intérpretes e versões variadas no decorrer da história. Porém, foi na década de 30 que surgiu aquele que é talvez o nome mais influente e idolatrado do Blues: Robert Johnson. Influenciado sobretudo por Son House e Willie Brown, Johnson viveu pouco tempo, cerca de 27 anos, sendo que a sua data de nascimento não é totalmente precisa. Vitimado, segundo a lenda, por um whisky envenenado pelo marido de uma de suas amantes. Gravou apenas 29 canções, entre 1936 e 1937, porém algumas foram consideradas como os maiores clássicos de Blues de todos os tempos.
No final dos anos 30 e início dos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de Blues, de Sonny Boy Williamson e Big Bill Broonzy. E a partir de 1942 o Blues sofre sua primeira grande "revolução" interna com o soar das primeiras notas eletrificadas do legendário guitarrista T-Bone Walker. Certamente é deste nome que remonta as origens do formato consagrado do Blues moderno, baseado na repetição de 12 compassos da melodia base e com o solo totalmente livre do acompanhamento, (ou seja, o puro improviso) o que não ocorria até então já que o solista era na maioria dos casos também o responsável pela parte rítmica instrumental. O que certamente tornou possível a T-Bone Walker ser o precursor do estilo clássico moderno do Blues, foram suas raízes no Jazz, que posteriormente imortalizariam a marca de seu Blues. Por motivos de perseguição racial e dificuldades econômicas, aconteceu uma grande onda migratória do sul para Chicago na metade do século 20, onde foi criado um novo e poderoso estilo de Blues, que é o Elétric Chicago Blues. Com a explosão do Blues em Chicago e o advento da eletricidade na música, o Blues atingiu um patamar novo, deixando de ser restrito a um pequeno grupo, para se tornar cultura popular no sul dos Estados Unidos. 

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RHYTHM AND BLUES
Rhythm and blues ou R&B foi um termo comercial introduzido no Estados Unidos no final de 1940. Teve uma série de mudanças no seu significado. Começando na década de 1960, após este estilo de música contribuir para o desenvolvimento do rock and roll, a expressão R&B passou a ser utilizada - especialmente por grupos brancos - para se referir a estilos musicais que se desenvolveram a partir do Blues e do associado eletric blues, bem como o gospel e a soul music. Desde a década de 1990, o termo R&B contemporâneo é utilizado principalmente para se referir a um subgênero com influências de soul e funk na música pop. Em suas primeiras manifestações, o chamado "rhythm and blues" era uma versão negra de um predecessor do rock. Foi fortemente influenciado pelo jazz, particularmente pelo chamado jump blues (Blues em andamento acima, mais precisamente o boogie woogie, influenciado por big bands, especificamente o swing) assim como pelo gospel. Por sua vez, também influenciou o jazz, dando origem ao chamado hard bop (produto da influência do rhythm and blues, do Blues e do gospel sobre o bebop) e posteriormente ao Jazz Fusion e Smooth Jazz. Os músicos davam pouca atenção às distinções feitas entre o jazz e o rhythm and blues, e geralmente gravavam nos dois gêneros. Várias bandas (como as que acompanhavam os músicos Jay McShann, Tiny Bradshaw, e Johnny Otis) também gravavam rhythm and blues. Mesmo um ícone de arranjos bebop como Tadd Dameron também produziu arranjos R&B para Bull Moose Jackson, e trabalhou dois anos como pianista de Bull Moose após se estabelecer como músico de bebop. Um dos nomes que se destacou neste gênero foi Muddy Waters.
Não foi só no cabaré pop dos EUA, mas também no do Reino Unido durante os anos 60, que o R&B atingiu seu auge de popularidade. Sem sofrer o mesmo tipo de distinção racial que limitava sua aceitação nos EUA, os grupos musicais britânicos rapidamente adotaram este estilo de música, e grupos como os Rolling Stones e The Animals levaram o rhythm'n'blues a grandes platéias.
O termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por Soul e Motown, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop, fortemente influenciado pelo hip hop, pelo funk, e pelo soul. Neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.

HISTÓRIA
Durante a Segunda Guerra Mundial, pela dificuldade de manter agenda de shows lucrativas, os líderes de algumas big bands foram forçados a reduzir o tamanho dos grupos. Estas grandes bandas especializaram-se em hard-swing e boogie-woogie, mais simples e temperados com letras bem humoradas e performances selvagens. Um detalhe importante é que esses grupos também chamados de combo blues surgiram também devido às dificuldades dos negros se manterem financeiramente nas grandes cidades. Foi época da popularização dos negros nas grandes cidades, e foi também no pós guerra que o consumismo passa a aumentar, e, a guitarra elétrica ou guitarra acústica amplificada, passa a ser mais presente no Blues, principalmente o de Chicago.
Uma gravação antiga de rhythm & blues ou jump blues pode ser encontrada na canção ‘’Boogie Woogie Bugle Boy’’ de 1941 pelas Andrews Sisters. Outra gravação é de Sonny Boy Williamson de 1940, a ‘’New Early In The Morning’’, um blues mais moderno em sonoridade, com a influência antiga do blues mais o balanço do boogie woogie.


"O BLUES É A RAIZ, O RESTO SÃO FRUTOS.."

Willie Dixon








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